Você sabia que sua empresa pode crescer mesmo nessa crise?

Existem alguns modelos de expansão, como através de representação, abrir filiais próprias etc. Mas, você sabia que um modelo de expansão está proporcionando crescimento sustentável para diversos segmentos?

Mais uma pergunta, mas que é uma dica. Sua empresa é franqueável? Pergunto logo de início para você leitor não parar a leitura deste artigo agora, por achar que seu negócio não é franqueável. Mas saiba que diversos tipos de negócios são franqueáveis. Muito mais do que o senso comum imagina.

Segundo um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) o faturamento do setor de franquias cresceu 11,2% no primeiro semestre de 2015, em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 63,8 bilhões. Já no 2º trimestre, o crescimento foi de 13,1%, com receita de R$ 32,5 bilhões.
E por que franquia é um excelente negócio para quem quer franquear seu negócio, e para quem quer comprar uma franquia?

Para quem quer franquear seu negócio é uma forma mais acessível de expandir, pois o franqueado é um sócio que investirá para abrir o negócio em outros locais. Mas, ao mesmo tempo, tendo uma proteção jurídica, pois o franqueado precisa abrir outro CNPJ, se responsabilizar por ele e seguir os padrões que a franqueadora estabelecer.
É excelente para o franqueado, pois adquirirá um negócio que já tem uma expertise existente, uma marca que geralmente é conhecida, passa a fazer parte de uma rede que com troca de experiências, dentre outras vantagens diversas.

E como saber se seu negócio é franqueável?

De maneira geral o negócio deve existir, ser rentável e replicável.

Existem franquias criadas de diversos setores. De indústrias, a serviços, comércio etc. E dos mais diversos portes. De micro a grandes empresas.
Claro que como qualquer negócio franquear é um excelente negócio, mas exige expertise. Caso queira maiores detalhes, procure um consultor especializado e siga em frente.

Guido Sodré Martins Scardua é mestre em Administração pela UFBA; MBA em Marketing e Gestão de Negócios pela ESPM e MBA em finanças pelo IBMEC. Atua como consultor, pesquisador e educador no setor privado, público e terceiro setor, há 15 anos. É sócio consultor da SRD Soluções em Gestão Organizacional. Contatos: guido.scardua@srdconsultoria.com.br, (71) 3018-0208.

Postagens recentes

Deixe um comentário