Sua empresa encontra-se em uma situação financeira difícil?

Segundo o Sebrae 56% das empresas fecham nos primeiros cinco anos*. Entretanto, na atual situação econômica, a tendência é de agravamento.
Quando uma empresa se encontra numa situação financeira difícil é comum estar com o passivo elevado, ou seja, dívidas diversas, como empréstimos bancários, impostos e fornecedores atrasados, dentre outros.

E o que é possível fazer? Numa situação como esta, de maneira geral, deve-se agir rápida e estrategicamente atuando em 03 frentes:

1. Gestão empresarial;
2. Saneamento do passivo;
3. E, em alguns casos, obtenção de recursos para manter a operação, enquanto a empresa se equilibra financeiramente.

Em relação ao primeiro tópico, deve-se fazer um diagnóstico empresarial, aprofundando na avaliação da saúde econômico-financeira de um lado, e um estudo de mercado, por outro. Deste modo, pode-se reduzir custos/despesas, embasados nas análises de custos/despesas levantados, de um lado, e elevar a receita, avaliando estratégias de mercado que ofereçam oportunidades de elevar a quantidade de vendas e/ou preço, de outro.

Paralelamente, no que tange ao segundo tópico, deve ser analisado o passivo da empresa, com o objetivo de averiguar a melhor estratégia para reduzir e/ou alongar as referidas dívidas. Considerando, ainda, o que será alvo de negociação, pagamento imediato, contenda jurídica, dentre outras.

E, em relação ao terceiro tópico, a depender da possibilidade, obter recursos para sustentar o momento de recuperação, enquanto a empresa se estabiliza e retoma seu crescimento. Deve-se frisar que existem outras maneiras, não ortodoxas, como refinanciamento de bens, a venda de cotas da empresa, dentre outras, que não simplesmente captar em bancos.

Guido Sodré Martins Scardua é mestre em Administração pela UFBA; MBA em Marketing e Gestão de Negócios pela ESPM e MBA em finanças pelo IBMEC. Atua como consultor, pesquisador e educador no setor privado, público e terceiro setor, há 15 anos. É sócio consultor da SRD Soluções em Gestão Organizacional. Contatos: guido.scardua@srdconsultoria.com.br, (71) 3018-0208.

Postagens recentes

Deixe um comentário