A EMPRESA

A Nanuque é uma administradora de consórcios com atuação nacional, com sede em Nanuque/MG, a empresa tem unidades em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. A empresa conta com ampla carteira de consórcios nas modalidades serviços – objeto da consultoria – moto e automóvel – lançados após a consultoria.

O PROBLEMA

A empresa chegou a Salvador trazendo o inovador consórcio de serviços. Para mitigar os riscos eminentes ao se entrar em um novo mercado, a Nanuque precisava verificar a aceitação deste novo produto, o perfil do potencial público, as estratégias de comunicação a serem utilizadas, bem como a viabilidade financeira do projeto. Ou seja, a Nanuque precisava averiguar se apesar dos riscos, o negócio era viável.

A INTERVENÇÃO

O objetivo do trabalho foi averiguar a viabilidade do projeto. As soluções aplicadas foram:

Pesquisa de Demanda de Mercado
A pesquisa de mercado contemplou profissionais (experts da área) e consumidor final. O objetivo principal da pesquisa foi averiguar a aceitação do referido produto na praça.

Plano de Negócios
O Plano de Negócios foi padrão e, em última instância, teve como objetivo, utilizando-se de dados secundários e da pesquisa de mercado, gerar cenários possíveis e avaliar a viabilidade do negócio.

O RESULTADO

O resultado das pesquisas foi um relatório com a identificação dos melhores canais de comunicação a serem usados; preferência por serviços a serem vendidos e utilizados como argumento de vendas; identificação de valores de parcelas, prazos e prêmios que teriam maior aceitação. Juntamente com as análises econômico-financeiras, o resultado da pesquisa ajudou a embasar o Plano de Negócios, que por fim se mostrou viável, desde que fossem seguidas certas indicações de estratégias de atuação, como a comercialização de outras modalidades de consórcio. Hoje, a Nanuque comercializa no mercado baiano também seus consórcios nas modalidades: motos e automóveis.

DEPOIMENTOS

“O trabalho foi bem importante para fundamentar decisões de grande relevância.” (Alex Cerqueira – Gerente Regional)

Projetos mais recentes